top of page

JESUS TIROU O PECADO DO MUNDO?

Foto do escritor: Geração Da PalavraGeração Da Palavra

É brilhante a declaração de João Batista: "No dia seguinte João viu Jesus aproximando-se e disse: Vejam! É o Cordeiro de Deus, que tira o pecado do mundo!"


Como podemos entender isso? Quer dizer que não existe mais pecado?

Não. Isso não significa que Jesus pôs fim ao pecado do mundo. Essa declaração está de acordo com os profetas.


"Certamente ele tomou sobre si as nossas enfermidades e sobre si levou as nossas doenças, contudo nós o consideramos castigado por Deus, por ele atingido e afligido."


Jesus sofreu imensa aflição ao levar sobre si o pecado da humanidade quando esteve no jardim chamado Getsêmani.


Para entendermos melhor João 1:29, devemos ver a versão Peshitta aramaica que nos dá mais clareza sobre o texto.


ܘܰܠܝܰܘܡܳܐ ܕ݁ܒ݂ܳܬ݂ܪܶܗ ܝܽܘܚܰܢܳܢ ܝܽܘܚܰܢܳܢ ܠܝܶܫܽܘܥ ܕ݁ܳܐܬ݂ܶܐ ܠܘܳܬ݂ܶܗ ܘܶܐܡܰܪ ܗܳܐ ܐܶܡܪܶܗ ܗܰܘ ܕ݁ܫܳܩܶܠ ܚܛܺܝܬ݂ܶܗ ܚܛܺܝܬ݂ܶܗ ܕ݁ܥܳܠܡܳܐ܀


A expressão usada aqui pra tirar o pecado é: ܕܫܩܠ (dashql), que se traduz como suportar/pegar. Portanto, podemos traduzir o verso acima como "eis o Cordeiro de Deus, que leva sobre si o pecado do mundo".


Ainda há outro texto que gera dúvida ao leitor da Bíblia e se encontra na carta aos Hebreus:


"Se assim fosse, Cristo precisaria sofrer muitas vezes, desde o começo do mundo. Mas agora ele apareceu uma vez por todas no fim dos tempos, para aniquilar o pecado mediante o sacrifício de si mesmo."


Jesus aniquilou o pecado na cruz? Então, não existe mais pecado?


Estranho é o fato de João ter escrito seu Evangelho e epístolas depois do escritor aos Hebreus e ainda falar sobre pecado e a função de advogado de Jesus. Como podemos entender o texto aos Hebreus?


No idioma grego está assim:


"επει εδει αυτον πολλακις παθειν απο καταβολης κοσμου νυν δε απαξ επι συντελεια των αιωνων εις αθετησιν αμαρτιας δια της θυσιας αυτου πεφανερωται"


Não aparece o verbo aniquilar/destruir, mas o verbo usado é αθετησιν, que se traduz como cancelar, anular, reduzir a força.


Jesus anulou a força do pecado ao morrer na cruz. Portanto, entendemos que no Getsêmani ele se afligiu pelo pecado de toda a humanidade e na cruz anulou a força do pecado.


Mas, ainda assim, pode surgir dúvida sobre o texto da primeira carta de João: "Aquele que pratica o pecado é do diabo, porque o diabo vem pecando desde o princípio. Para isso o Filho de Deus se manifestou: para destruir as obras do diabo."


Jesus não destruiu o pecado na cruz?!


"ο ποιων την αμαρτιαν εκ του διαβολου εστιν οτι απ αρχης ο διαβολος αμαρτανει εις τουτο εφανερωθη ο υιος του θεου ινα λυση τα εργα του διαβολου"


A expressão usada aqui é λυση, que se traduz como destruir/quebrar e também anular (a força ou efeito de algo), interromper.


Concluindo, o pecado não tem mais força sobre aquele que creu e confiou na mensagem da Cruz. Amém.


Autor: Lucas Rodrigues



9 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comments


bottom of page