top of page

QUAL ERA A ÁRVORE DA VIDA E QUAL ERA O SEU FRUTO?

Foto do escritor: Geração Da PalavraGeração Da Palavra

INTRODUÇÃO


A Árvore da vida plantada no meio do Jardim do Éden, encontra-se em três referências nas escrituras sagradas, e tem levado muitos teólogos a estudar sobre o assunto. Nesta resumida dissertação, mostrarei os argumentos bíblicos e teológicos, e, concluirei com a minha visão sobre a árvore da vida e seus frutos.


I). ARGUMENTAÇÃO BÍBLICA–A BÍBLIA PROVA A LITERALIDADE DA EXISTÊNCIA DA ÁRVORE DA VIDA


As referências bíblicas provam que de fato esta árvore era real; veja as referências bíblicas:


a– Gn 2.9 "E o Senhor Deus fez brotar da terra toda árvore agradável à vista e boa para comida, e a Árvore da vida no meio do Jardim, e a árvore da ciência do bem e do mal."


b– Ap 2.7 "Quem tem ouvidos ouça o que o espírito diz às igrejas: Ao que vencer, dar-lhe a comer da Árvore da vida que está no meio do paraíso de Deus."


C– Ap 22.2 "No meio da sua praça e de uma e outra banda do rio, *estava a árvore da vida que produz 12 frutos, dando seu fruto de mês em mês e as folhas da árvore são para a saúde das nações."


Os verbos "está", "estava", e a locução verbal na voz passiva "fez brotar", aponta para a existência literal da Árvore da vida, apoiada pelo criacionismo. Passarei agora água argumentação teológica.


II). ARGUMENTAÇÃO TEOLÓGICA–AS ÁRVORES NO MILÊNIO E A ÁRVORE DA VIDA NA ETERNIDADE


1. A árvore da vida. Durante o Milênio, à margem daquele rio, descrito por Ezequiel e Zacarias, havia “...toda

sorte da árvore que dá fruto para se comer” (Ez 47.12), mas, evidentemente não era a “árvore da vida”, mas

apenas uma (“figura”) daquela (Hb 8.5; 9.23).


Aqui, nesta secção, aparece a “árvore da vida” dando também seus frutos de mês em mês, indicado que ali haverá (“uma espécie de santa ceia divina”) para lembrar permanentemente a morte de nosso Senhor Jesus Cristo. Suas folhas são (“foi”) para a saúde das nações, pois não haverá doença no estado eterno! O significado do pensamento, deve ser analisado em sentido antropomórfico para

ser entendido pela mente natural. Assim, as folhas podem simbolizar a cura dos sofrimentos passados. A árvore

do conhecimento do Bem e do Mal não aparece mais aqui: com a morte de Cristo, ela secou-se na cruz. (Severino Pedro da Silva, Apocalipse versículo por versículo CPAD)


Ezequiel viu o rio milenial que adoçava as águas do mar Morto (Ez 47.1-12; Zc 14.8). Mas na nova terra, não haverá nenhum mar. O rio é uma lembrete aos habitantes da cidade de que eles, ainda, dependem de Deus e do Cordeiro. De que Jesus é a fonte da vida (Jo 5.26). E, assim, existiremos por toda a eternidade. Jesus compara nossa posição aos galhos da videira.

Teremos vida se o rio fluir continuamente em nós (Jo 15.5).


A árvore da vida tem um significado semelhante. Embora venhamos a ter corpos imortais e incorruptíveis, jamais terão vida em si mesmos. Tudo o que temos, ou venhamos a ter, recebemos dele. A árvore é, provavelmente, um substantivo coletivo, pois haverá árvores de ambos os lados do rio.

As folhas da árvore serão usadas para curar as nações. Devido ao

fato de Apocalipse 21.4 excluir a idéia de enfermidade, dor e morte na nova Jerusalém, parece que, aí, não haverá necessidade de qualquer terapia. A

palavra "cura", portanto, tem o sentido de "saúde". As folhas da árvore

indicam que não haverá nada na nova criação que traga fraqueza ou

enfermidade física ou espiritual. Elas também nos lembram de que sempre seremos dependentes da provisão de Deus para a plenitude da vida, saúde, força e alegria. (Stanley M. Horton. Apocalipse: as coisas que brevemente devem acontecer CPAD)


CONCLUSÃO


Portanto, a Árvore da vida e seus frutos, são na ótica de alguns eruditos caracterizados pela videira (Jo 15.1ss) e pela pluralidade de uvas contidas em um único ramo (cacho) com bem ilustra Gálatas 5.22, embora tenha existido literalmente, suas referências escriturística são mais de caráter simbólico do que literal.



Pesquisado e adaptado por Marcelo A. Alves. Dr. Teol.



8 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comments


bottom of page