top of page

O MISTÉRIO NA PARÁBOLA DO BOM SAMARITANO

Foto do escritor: Geração Da PalavraGeração Da Palavra

Graça e Paz a todos!

No texto de Lucas lemos:

“Em resposta, disse Jesus: ‘Um homem descia de Jerusalém para Jericó, quando caiu nas mãos de assaltantes. Estes lhe tiraram as roupas, espancaram-no e se foram, deixando-o quase morto.

Aconteceu estar descendo pela mesma estrada um sacerdote. Quando viu o homem, passou pelo outro lado.

E assim também um levita; quando chegou ao lugar e o viu, passou pelo outro lado. Mas um samaritano, estando de viagem, chegou onde se encontrava o homem e, quando o viu, teve piedade dele. Aproximou-se, enfaixou-lhe as feridas, derramando nelas vinho e óleo. Depois colocou-o sobre o seu próprio animal, levou-o para uma hospedaria e cuidou dele. No dia seguinte, deu dois denários ao hospedeiro e disse-lhe: ‘Cuide dele. Quando voltar lhe pagarei todas as despesas que você tiver’. ‘Qual destes três você acha que foi o próximo do homem que caiu nas mãos dos assaltantes?’

‘Aquele que teve misericórdia dele’, respondeu o perito na lei. Jesus lhe disse: ‘Vá e faça o mesmo’.” (Lucas 10:30-37)

1. 🔪Caiu nas mãos de assaltantes.

2. 👕Perdeu suas roupas (não ficou nu completamente, mas perdeu a túnica (em aramaico kuttana) que cobria uma tanga. Não se sabe se aquele homem possuía um manto (peça do vestuário de grande valor).

3. 😵‍💫Deixaram-no quase morto.


A falta de amor ao próximo:

👴🏻Um sacerdote (a maior autoridade religiosa em Israel) não ajudou aquele homem.

🎤De igual modo, o levita (quem exercia ofício de adoração no Templo) não o ajudou.

❤️Mas um samaritano teve compaixão dele. Naquele tempo, os samaritanos não conversavam com judeus (João 4:9). 🇮🇱Samaria foi a capital do Reino de Israel do Norte e após o exílio babilônico desenvolveu práticas religiosas um pouco diferentes dos judeus. Por causa disso, os judeus tinham enorme preconceito com samaritanos, considerando-os endemoniados (João 8:48).

Esse samaritano retratado na parábola é o próprio Jesus, pois assim era chamado pelos judeus (“samaritano e endemoniado”).


❤️ Jesus teve compaixão daquele homem:

a. 🩹Enfaixou-lhe as feridas: Jesus cura as feridas (Isaías 61). Existem feridas abertas pelos homens que só o nosso Senhor é capaz de curar;

b. 🍷Vinho (grego: oinon). Apesar de ser, de fato, a palavra vinho, na Bíblia o vinagre também era descrito pela mesma palavra (1 Timóteo 5:23), devendo ser entendida pelo contexto. Aqui fala de feridas. Portanto, o vinho sobre as feridas era o vinagre com poder antisséptico e ajuda na cicatrização. Figurativamente, o vinho (de modo geral) representa o Espírito Santo. Aqui nesta passagem, a figura do vinho aparece com o óleo (que também representa o Espírito Santo em Isaías 61).

c. 🌿Óleo: a presença curadora do Espírito Santo. Se os homens nos fazem algum mal, ferindo-nos, temos um consolador, o Santo Espírito de Deus.

d. 🐪Colocou-o sobre seu veículo (naquele tempo o transporte era feito por animais). O próprio Jesus conduziu o necessitado ao local de repouso e tratamento.

e. 🏨Levou-o para hospedaria e cuidou dele: Jesus é o que nos dá descanso, e é Ele quem cuida de nós (Mateus 11:28-30).


O mistério nessa mensagem


No dia seguinte, Jesus deu dois denários 💰💰. O denário era a moeda de prata mais importante em circulação no Império Romano daquele tempo. Ela valia um dia de trabalho.

A prata tem uma simbologia que remete à Redenção. Esse foi o valor do tratamento daquele homem necessitado para a sua redenção.

Dois denários, portanto, valiam dois dias de trabalho ⛏️⛏️(naquela hospedaria). Ainda haviam outras despesas a serem pagas com o tratamento daquele homem. Mas, Jesus garantiu que pagaria quando Ele voltasse.

Interessante, que pela análise do texto, podemos entender que Ele voltaria depois de dois dias.

Lembrando que “para o Senhor um dia é como mil anos e mil anos como um dia” (2 Pedro 3:8), Jesus voltaria depois de dois mil anos!

Se Ele anunciou essa mensagem por volta do ano 📆33 d.C., restam ainda poucos anos para a sua volta! JESUS EM BREVE VEM! Amém. Autor: Lucas Rodrigues



3 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comments


bottom of page