top of page

Qual foi a marca sobre Caim?

Foto do escritor: Geração Da PalavraGeração Da Palavra

Qualquer que matar a Caim será vingado sete vezes. Deus garantiu assim que Caim serviría por toda a sua sentença perpétua. Não seria libertado de sua punição mediante uma morte súbita e violenta. O termo vingança não é definido, nem precisamos tentar entendê-lo com precisão. O poder divino havería de impor certa variedade de castigos apropriados com quem quer que tentasse frustrar os Seus planos. A vingança seria sete vezes pior do que a punição de Caim. Esse é o número divino, e indica alguma espécie de aplicação direta divina de algum mal ou males. ‘A vingança estaria visível sobre ele de alguma maneira, e isso em alto grau’ (John Gill, in loc.). Os Targuns de Onkelos e de Jonathan supõem que a expressão significa ‘até a sétima geração". E se esse é o sentido, então o castigo havería de prolongar-se por um mui longo período de tempo. Ver os comentários sobre Gên. 4.24, um trecho que pode ser reputado como confirmação dessa idéia.


E pôs o Senhor um sinal em Caim. Explicações tolas, intermináveis e fabulosas têm sido dadas acerca desse sinal. Dou aqui alguns exemplos, a fim de também não exagerar sobre algo acerca do que não temos nenhum conhecimento:


1.Caim tornou-se um negro, uma interpretação nitidamente racista. De acordo com essa idéia, nesse ponto, por alguma interferência divina no seu código genético, começou a raça negra.


2.Caim teria ficado leproso, doença que atacou principalmente o seu rosto, tendo sido esse o inicio da temida enfermidade.


3.Caim recebeu alguma espécie de tatuagem, palavra impressa ou símbolo etc.


4.Caim ficou aleijado, tendo sido a primeira pessoa aleijada do mundo.


5.Caim ficou semiparalisado, e começou a tremer loucamente.


6.Por onde ele ia a terra ia sofrendo terremotos!


7.Algum cão feroz o acompanhava, guardando-o de qualquer atacante. Alguns refinam isso a ponto de dizer que o cão era um dos guardadores do rebanho de Abel!


8.O nome “Yahweh" foi estampado na testa de Caim.


9.O nome “Caim" foi estampado na testa de Caim; ou então, “Caim, o fratricida”.


10.Caim teria sido circuncidado, pelo que ele foi o primeiro homem a sofrer essa operação!


11.Deus fez um milagre diante de Caim, para garantir-lhe que ele estaria a salvo do ataque de qualquer outro ser humano. Deus lhe deu um sinal para aliviá-lo do medo de ser atacado, garantindo-lhe também a Sua presença.


12.Deus tornou Caim invencível: ele não podia ser queimado a fogo; uma espada não podia feri-lo; ele não podia ser afogado na água.


13.Uma luz, como o círculo do sol, acompanhava-o por onde ele fosse.


14.Um longo chifre cresceu em sua testa!


Chega! Quem sabe o que foi o “sinal” de Caim?


Natureza do Sinal. Sem importar qual tenha sido o sinal de Caim, visava tanto à sua proteção quanto a mostrar o desprazer de Deus.


Extensão da Idéia. Alguns eruditos pensam que não só Caim, mas também seus descendentes, continuariam a gozar da proteção divina. Esses descendentes formariam um povo brutal, impondo severos danos a qualquer que quisesse prejudicar algum membro do clã. Seja como for, e como uma interpretação ou aplicação secundária do texto, é digno de nota que há um poder divino que nos protege de qualquer dano físico (segundo se vê, com grande eloqüência, no Salmo 91) Fazemos bem quando pedimos a proteção divina, para nós mesmos e para nossos familiares, todos os dias, crendo que, se uma pessoa como Caim podia ser protegida, então nós, como crentes, certamente também podemos.


Notemos como os péssimos efeitos do pecado de Adão não demoraram a ir— se acumulando! Toda a história da humanidade jaz sob a maldição de Adão. Essa maldição aumentou em Caim, e desde então nunca deixou de agravar-se, como os cardos e abrolhos produzidos pela terra.


9 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comments


bottom of page