top of page

SERAFINS FORAM SERPENTES?

Foto do escritor: Geração Da PalavraGeração Da Palavra

Graça e paz a todos! O tema deste post é sobre Mitologia Comparada. Convido a você para uma leitura reveladora sobre essas expressões na Bíblia.


Quando ouvimos a palavra cobra na Bíblia, a mente da maioria das pessoas vai direto para Gênesis 3 e a astuta serpente falante no Jardim do Éden. Mas há muito mais!


Existem três palavras hebraicas que são traduzidas como serpente ou cobra: seraph, nakhash e tannin. E além disso, há pelo menos cinco palavras hebraicas que são traduzidas como vários tipos de cobras, como víboras, víboras, víboras, cobras (ver epheh) (660), akshuv (5919), pethen (6620), tsepha (6848) , sh'phi'phone (8207).


A primeira serpente da Bíblia é a mais famosa… a serpente astuta que confundia os humanos com palavras:

Gênesis 3:1-7

Ora , a serpente [w-ha-nakash] era a mais astuta de todas as alimárias do campo que YHWH Deus tinha feito . E ele disse à mulher: "É verdade que Deus disse: 'Não comam de nenhuma árvore do jardim'?"

A mulher disse à serpente [ha-nakhash] , “Do fruto das árvores do jardim podemos comer; mas do fruto da árvore que está no meio do jardim, Deus disse: 'Não comam dele, nem toquem nele , ou vocês morrerão.'”

A serpente [ha-nakhash] disse à mulher: “Você certamente não morrerá! Pois Deus sabe que no dia em que dela comerem, seus olhos se abrirão e vocês se tornarão como Deus , conhecendo o bem e o mal”.

Vendo a mulher que aquela árvore era boa para se comer, e agradável aos olhos, e árvore desejável para dar entendimento, tomou do seu fruto e comeu; e ela também deu um pouco a seu marido com ela, e ele comeu. Então os olhos de ambos se abriram, e conheceram que estavam nus; e costuraram folhas de figueira e fizeram para si cintas.

A cobra, que foi criada por YHWH (como lemos no capítulo 3, versículo 1) era um agente do caos, e usava palavras para confundir o pensamento de Eva. Ela tentou corrigir a cobra (Deus não disse que não podíamos comer de nenhuma árvore... só de uma árvore) , mas acabou fazendo uma declaração errônea por conta própria (Deus disse que não podíamos nem tocar na árvore proibida). Deus nunca disse que eles não podiam tocar na árvore. A essa altura, a mente de Eva já havia se desviado.


Esta primeira cobra nunca foi identificada como ha-Satan (O Adversário) , mas suas ações foram inegavelmente contrárias a YHWH. A serpente fez uma acusação depreciativa contra o caráter de Deus, dando a entender que YHWH reteve o fruto dessa árvore proibida apenas para manter Seu domínio sobre os humanos ... Sua imagem”). Este foi um ataque de caráter projetado para causar caos e confusão para os humanos que caminharam ao lado de Deus no Jardim sem nunca duvidar de Seu caráter antes. E funcionou.


No início de sua história, a cobra era descrita como mais astuta (arum) do que todas as feras do campo, o que era uma característica positiva. Mas no final de sua história no Jardim, a cobra foi mais amaldiçoada (arur) do que todos os animais do campo. É um jogo de palavras inteligente (de arum para arur ) que destacou uma mudança na história da cobra. Esta criatura não estava originalmente deslizando de barriga na poeira, mas depois que causou danos ao espírito humano, foi amaldiçoada a comer a poeira de onde veio a humanidade... foi forçada a comer os blocos de construção do que destruiu.


A palavra saraph vem do verbo “queimar” e as três menções de saraph , encontradas na Torá (duas vezes em Números 21 e uma vez em Deuteronômio 8 ), são todas acompanhadas por nakhash . Fiery provavelmente se referia à dor causada pela mordida da serpente... queimava como fogo.


Deuteronômio 8:11, 15-16

“Cuidado, não te esqueças de YHWH teu Deus, deixando de guardar os seus mandamentos, as suas ordenanças e os seus estatutos que hoje te ordeno…

( …) [Foi] Ele quem os guiou através do grande e terrível deserto, com suas serpentes ardentes [nakhash saraph] e escorpiões, e seu solo sedento onde não havia água; Aquele que trouxe água para vocês da rocha de pederneira. No deserto foi Ele quem vos alimentou com o maná que vossos pais não conheciam, para vos humilhar e para vos pôr à prova, para no final fazer-vos o bem .


Curiosamente, séculos depois que Moisés viveu na terra, esta figura de cobra de bronze foi mantida para a posteridade e o povo a transformou em um item de adoração. O povo hebreu até o chamou de Nekhushtan; seu significado era um cruzamento entre a palavra hebraica para serpente (nakhash) e a palavra hebraica para bronze (nekhoshet).


Na Torá, a palavra saraph (ardente/ardente) foi combinada com a palavra serpente (nakhash) , mas quando Isaías escreveu sobre essas criaturas, ele abandonou a palavra serpente. Isaías foi o único escritor na porção Nevi'im da Bíblia (os Profetas) que mencionou serafins/serafins. Embora Isaías não tenha usado a frase nakhash saraph , ela foi bem estabelecida na Torá para que Isaías pudesse descartar com segurança a palavra serpente, mas ainda manter a imagem.


Ele falou duas vezes de saraphs alados [saraph m-ohpheph] (Isaías 14:29 e Isaías 30:6) e no sexto capítulo de seus escritos ele refletiu uma visão poética de criaturas de fogo, aladas e semelhantes a cobras que cercavam o trono de YHWH:

Isaías 6:1-8

No ano da morte do rei Uzias, vi o Senhor sentado em um trono sublime e exaltado, com a aba de Seu manto enchendo o templo. Serafins estavam de pé acima dele, cada um com seis asas: com duas cada um cobria seu rosto, e com duas cada um cobria seus pés, e com duas cada um voava. E um chamou o outro e disse:

“Santo, Santo, Santo é YHWH dos exércitos. A terra inteira está cheia de Sua glória”.

E os fundamentos dos umbrais tremeram à voz daquele que clamava, enquanto o templo se enchia de fumaça . Então eu disse,

“Ai de mim, porque estou arruinado!

Porque sou um homem de lábios impuros,

E vivo no meio de um povo de lábios impuros;

Pois meus olhos viram o Rei, YHWH dos exércitos.”

Então um dos serafins voou para mim com uma brasa na mão, que havia tirado do altar com uma pinça. Ele tocou minha boca com ela e disse: “Eis que isto tocou seus lábios; e sua culpa é removida e a expiação é feita pelo seu pecado .

Então ouvi a voz do Senhor, dizendo: “Quem enviarei e quem irá por nós?”

Então eu disse: "Aqui estou. Envie-me!"


Essas criaturas aladas semelhantes a cobras purificaram Isaías com carvão em brasa. Nem todas as serpentes bíblicas eram agentes do caos e da morte. Os serafins eram os agentes purificadores divinos de Deus... de maneira semelhante à forma como a serpente de bronze de Deus, entregue por Moisés, curava e purificava todos os que a olhavam.


Nossa palavra hebraica final que tem sido frequentemente traduzida como “serpente” é a palavra tanino.

Quando Neemias caminhou por Jerusalém inspecionando os muros que haviam sido derrubados durante a invasão da Babilônia, ele “ saiu à noite pelo Portão do Vale na direção da Nascente do Dragão [olho da serpente marinha: en ha-tannin] e seguiu para a Porta do Esterco” (Neemias 2:13).

As palavras hebraicas para a Fonte do Dragão eram en ha-tannin , literalmente “olho do monstro marinho/serpente marinha” . Provavelmente era um nome descritivo para a fonte ou nascente da cidade, provavelmente a nascente de Giom, a principal fonte de água de Jerusalém. A palavra tanino , que veio da mesma raiz que a palavra hebraica para chacal (tan ), foi principalmente associada à água.


Êxodo 7:8-13

Ora, YHWH falou a Moisés e a Arão, dizendo: “Quando Faraó vos falar, dizendo: ‘Fazei um milagre’, então, direis a Arão: ‘Toma o teu cajado e atira-o diante do Faraó, para que se transforme em um (mar) serpente [l-tanino] .'”

Vieram, pois, Moisés e Arão a Faraó, e assim fizeram, como YHWH havia ordenado; e Arão jogou seu cajado diante de Faraó e seus servos, e ele se transformou em uma serpente (do mar) [l-tannin] .

Então Faraó também chamou os sábios e os feiticeiros, e eles também, os sacerdotes adivinhos do Egito, fizeram o mesmo com suas artes secretas. Pois cada um jogou seu cajado no chão, e eles se transformaram em serpentes (do mar) [l-tanninim] . Mas o cajado de Aaron engoliu seus cajados. Mas o coração de Faraó se endureceu e não os ouviu, como YHWH havia dito.


No Novo Testamento: Lucas 10:19-20

Então os setenta e dois voltaram com alegria, dizendo: “Senhor, até os demônios se sujeitam a nós em teu nome!”

E Ele lhes disse: “Eu vi [o] Satanás [grego: ton Satanan] cair do céu como um raio. Eis que vos dei autoridade para andar sobre cobras [opheon] e escorpiões , e autoridade sobre todo o poder do inimigo, e nada vos fará mal. No entanto, não se regozijem porque os espíritos estão sujeitos a vocês, mas regozijem-se porque seus nomes estão registrados no céu”.


Mateus 12:34-40

[Jesus aos fariseus:] Filhos de víboras , como vocês , sendo maus, podem expressar coisas boas? Pois a boca fala daquilo que enche o coração. A pessoa boa tira de seu bom tesouro coisas boas; e a pessoa má tira do seu tesouro mau coisas más. Eu, porém, vos digo que, de cada palavra frívola que os homens proferirem, hão de dar conta no dia do juízo. Porque por tuas palavras serás justificado, e por tuas palavras serás condenado.

Então alguns dos escribas e fariseus lhe disseram: “Mestre, queremos ver um sinal da tua parte”.

Ele, porém, respondendo, disse-lhes: “ Uma geração má e adúltera pede um sinal ; e assim nenhum sinal será dado a ele, exceto o sinal do profeta Jonas; pois assim como Jonas esteve no estômago do monstro marinho por três dias e três noites , assim o Filho do Homem estará no coração da terra por três dias e três noites.


Isso nos leva a um outro estudo que faremos aqui no blog sobre reptilianos. Mas, você já se perguntou se os fariseus eram reptilianos? Curioso, não?




4 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comments


bottom of page