Calvinistas com sua doutrina da eleição incondicional afirmam que é impossível um eleito perder a salvação, mesmo que durante sua caminhada passe por alguns desvios, no final irá chegar a Cristo.
Será que isso procede? Vamos ver na Palavra de Deus!
O texto da Torah nos revela uma conversa de Deus com seu servo Moisés. Ali, Deus garante que o pecado leva à morte e assim o indivíduo perde a salvação.
Respondeu o Senhor a Moisés: "Riscarei do meu livro todo aquele que pecar contra mim.
Êxodo 32:33
Riscar o nome do livro (da vida) significa perder a salvação?
Para entendermos esse assunto é preciso vermos a história do povo hebreu desde sua saída do Egito até a sua entrada na terra prometida.
Havia ali no meio do povo murmuradores que pecaram nisso contra Deus mais de dez vezes. Isso fez com que Deus jurasse na sua ira que não entrariam no descanso (terra prometida).
No entanto, juro pela glória do Senhor que enche toda a terra,
que nenhum dos que viram a minha glória e os sinais miraculosos que realizei no Egito e no deserto, e me puseram à prova e me desobedeceram dez vezes —
nenhum deles chegará a ver a terra que prometi com juramento aos seus antepassados. Ninguém que me tratou com desprezo a verá.
Números 14:21-23
Interessante é que, mesmo assim, eles não ficaram sem perdão, conforme declara o verso anterior:
O Senhor respondeu: "Eu os perdoei, conforme você pediu.
Números 14:20
Se foram perdoados, então, alcançaram a salvação?
A resposta é não! Não basta apenas ser perdoado para ser salvo. A salvação implica uma mudança de vida. Apesar de terem sido perdoados, aquelas pessoas continuaram desejando o Egito. Por que o Senhor está nos trazendo para esta terra? Só para nos deixar cair à espada? Nossas mulheres e nossos filhos serão tomados como despojo de guerra. Não seria melhor voltar para o Egito? "
E disseram uns aos outros: "Escolheremos um chefe e voltaremos para o Egito! "
Sabemos que espiritualmente o Egito representa o mundo (tudo o que é secular, profano e mundano). Então, reformulando a pergunta:
Será que uma pessoa que deseja as coisas deste mundo pode ser salva?
Não ameis o mundo, nem o que no mundo há. Se alguém ama o mundo, o amor do Pai não está nele.
Porque tudo o que há no mundo, a concupiscência da carne, a concupiscência dos olhos e a soberba da vida, não é do Pai, mas do mundo.
Lembrando que todos os que saíram do Egito foram eleitos por Deus:
"Quando Israel era menino, eu o amei, e do Egito chamei o meu filho."
Isso derruba a ideia calvinista de uma eleição incondicional. Deus nos ama, nos elege, mas a salvação implica em obediência. O escritor aos Hebreus deixa claro que aqueles hebreus do passado perderam a salvação por causa da desobediência.
Pois nós, os que cremos, é que entramos naquele descanso, conforme Deus disse: "Assim jurei na minha ira: Jamais entrarão no meu descanso" — embora as suas obras estivessem concluídas desde a criação do mundo. Entretanto, resta entrarem alguns naquele descanso, e aqueles a quem anteriormente as boas novas foram pregadas não entraram, por causa da desobediência.
Hebreus 4:3,6
E pra decretar "Game Over" pra essa doutrina libertina de que uma pessoa pode viver como quiser, pois se foi eleito não perde a salvação, encerramos com mais uma dose de carta aos Hebreus:
Ora para aqueles que uma vez foram iluminados, provaram o dom celestial, tornaram-se participantes do Espírito Santo, experimentaram a bondade da palavra de Deus e os poderes da era que há de vir, e caíram, é impossível que sejam reconduzidos ao arrependimento; pois para si mesmos estão crucificando de novo o Filho de Deus, sujeitando-o à desonra pública.
Sabemos que uma pessoa que é impossível de se arrepender é o que já apostatou da fé, que já blasfemou contra o Espírito Santo.
Voltando ao texto inicial, parece que o mesmo se lê em Apocalipse: O vencedor será igualmente vestido de branco. Jamais apagarei o seu nome do livro da vida, mas o reconhecerei diante do meu Pai e dos seus anjos.
Se você é calvinista e está lendo este post, peço que responda nos comentários: A pessoa que blasfemou contra o Espírito Santo perdeu a salvação?
Abraço!
Lucas Rodrigues.
Комментарии